top of page

Guia pet

 

A guia pet é uma página destinada a informações sobre a vida de seu animalzinho de estimação. Ela retrata informações sobre alimentação, hábitos, curiosidades, adestramento, orientações, dentre outras, para que você possa cuidar do seu bichinho da melhor maneira possível.

Tipos de ração

No Brasil, hoje, temos diversos tipos de ração com qualidades diferentes. Para facilitar o entendimento, vamos classificá-los em quatro grupos. Leia atentamente cada uma das observações e veja qual é a que mais se adéqua ao seu animal de estimação.

 

Comum ($) É o tipo de ração mais barata que você pode encontrar no mercado, e na maior parte das vezes, é de menor qualidade. O seu cãozinho precisa se alimentar com rações de fonte animal, nesse tipo de ração a fonte é natural, como, por exemplo, farelo de milho e de soja. Ou seja, não é o suficiente para suprir a demanda proteica que ele precisa. Em todo caso, a questão aqui não é qualidade, mas, sim, o preço. Sim, ela é mais barata.

 

Standart ($$)  É um tipo de ração balanceada com a qualidade da proteína reduzida. No geral, grande parte dos animais convive bem com este tipo de ração, entretanto, a quantidade de alimento que precisam ingerir para suprir as necessidades físicas e orgânicas é muito grande.

São produtos de qualidade, feitos por empresas de renome no mercado. Na composição da ração você encontra farinha de carne, gordura animal, glúten de milho.

 

Premium ($$$)  São produtos de primeira qualidade, portanto, mais caras que as anteriores. Aqui a fonte de composição da ração é animal, o que além de ser rica em proteína, também é mais digestível para o seu cãozinho e melhor para o funcionamento orgânico.

 

Como a proteína demora mais tempo para ser absorvida pelo organismo do animal, isso requer que o metabolismo trabalhe mais, então, a necessidade do consumo da ração passa a ser menor.

 

Aqui vale uma observação do custo x benefício!

Se este tipo de ração para cães é mais cara por causa da fonte de produção e, consequentemente, o animal passa a comer menos vezes durante o dia, talvez, matematicamente falando, você gaste menos. Pense nisso!

 

Super Premium ($$$$)  São mais caras que as demais e são 100% de origem animal. Quanto mais de origem animal for a fonte da ração, melhor será para a digestão do seu cãozinho, além disso, todos os conservantes utilizados nesta ração são de origem natural. Aqui vale a mesma regra das rações Premium, quanto mais proteína você oferece ao animal, menos vezes por dia ele terá necessidade de buscar mais fonte de energia.

 

Fonte: CachorroGato. http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/tipos-racao-para-caes/

3 erros que todo dono comete na hora de ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo

Erro 1 – não saber escolher o lugar certo

     Os cães são animais higiênicos e não vão fazer xixi e cocô perto de onde dormem e comem. Sempre coloque o local do xixi o mais afastado possível da comida, da água e da caminha.

 

Erro 2 – deixar o cachorro solto pela casa quando filhote

     Os filhotes não tem o controle da bexiga e não vão percorrer grandes distâncias para ir até o local correto. Além disso, um lugar muito grande oferece inúmeras atividades e distrações, o que facilita ainda mais o erro do xixi e do cocô. O confinamento é fundamental na primeira fase do adestramento. Não tenha pena do seu cachorro. Os cães se sentem seguros em espaços menores, ao contrário do que se pensa.      

     Reserve um local onde seu cachorro permanecerá 24 horas por dia. Pode ser a cozinha ou a área de serviço. Evite quintais e varandas, pois seu cachorro não deve ficar o tempo todo do lado de fora.
      Neste local, coloque a caminha e o potinho de água em um canto. E o mais longe possível você coloca o tapetinho higiênico. O ideal é que no início você cubra tudo com tapete higiênico.

 

Erro 3 – dar bronca quando faz no lugar errado

     Muitas pessoas brigam com o cachorro quando ele faz o xixi ou o cocô no lugar errado. Algumas pessoas chegam a esfregar o focinho do cachorro no xixi para ele “ver o que fez”. Isso não funciona.
     Brigar com seu cachorro quando ele faz xixi vai fazer com que ele tenha medo de fazer xixi na sua frente, pois pra ele, fazer xixi é errado.
     Então o cão espera você sair de casa pra fazer xixi e cocô por toda a casa. É comum recebermos e-mails dizendo “minha cachorra nunca faz xixi quando estou junto, mas quando volto pro trabalho, a casa está cheia de xixi por todos os lados”. Provavelmente isso aconteceu porque você brigou com ela em algum momento e ela aprendeu que era errado fazer as necessidades na sua frente.


Fonte: Tudo Sobre Cachorros | 3 erros que todo dono comete na hora de ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo. http://tudosobrecachorros.com.br/2016/01/3-erros-que-todo-dono-comete-na-hora-de-ensinar-o-cachorro-a-fazer-xixi-e-coco-no-lugar-certo.html#ixzz3xRReSd74

Como fazer a troca da ração

     Muitos não sabem que devemos ter muito cuidado ao trocar a ração do nosso cachorro, seja ele filhote ou adulto. O organismo dos cães é sensível e uma simples troca brusca pode acarretar em problemas na sua saúde, como diarréia, vômitos e desidratação (em casos mais graves, podendo levar o cão a precisar ficar internado).
 
     Você pode se perguntar “por que eu iria querer trocar a ração?”. Existem vários motivos que podem te levar a querer trocar a ração do seu cachorro.

 

Motivos para trocar a ração do cachorro

     São vários os motivos que nos fazem ter que trocar a ração do cão. Por exemplo:

– Trocar de uma ração standard ou premium para uma super premium, que tem mais qualidade e nutrientes;

– O cachorro estar se recusando a comer a ração atual e aí somos forçados a efetuar a troca;

– A ração atual deixa as fezes moles ou com cheiro muito forte e queremos deixar as fezes mais sequinhas e durinhas;

– O cachorro tem muitos gases por conta da ração;

– O cachorro apresentou alergia ou problemas de pele devido à ração;

– A ração atual subiu o preço e precisamos encaixar a nova ração no orçamento;

– Os donos mudam pra uma região onde não se tem fácil acesso à determinada marca de ração;

– Lançamento de uma ração específica pra raça do nosso cão;

     Bem, você viu que são vários os motivos que podem nos levar à troca da ração, mas como fazer isso com o menor impacto possível para a saúde do cachorro? É simples, basta se programar. Não deixe a ração atual acabar antes de você ter efetuado toda a troca, ou você pode deixar o seu cão passando mal e até doente.

 

Siga as quantidades e o cronograma abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Tudo Sobre Cachorros | Como fazer a troca da ração http://tudosobrecachorros.com.br/2013/09/como-trocar-a-racao-do-cachorro.html#ixzz3xR5vXGUy 

Curiosidades

Ranking de inteligência canina

 

     Stanley Coren em seu livro A Inteligência dos Cães, elaborou uma tabela através de um questionário elaborado por ele e preenchidos por juízes americanos, especializados em provas de obediência. O objetivo era atingir o maior número de cães e raças arcando com o “risco” de uma avaliação indireta. Segundo ele, 208 juízes especialistas nos EUA e no Canadá responderam ao seu questionário e destes, 199 foram completos.
     Qual a ressalva importante a fazer antes de publicar a lista? É importante ter em mente que a “inteligência” de que falamos, é para Stanley Coren, definida como “Inteligência de Obediência e Trabalho”, e não da inteligência “Instintiva” dos cães

 

 

Ranking de Inteligência dos Cachorros

 

1º – Border Collie
 
2º – Poodle
 
3º – Pastor Alemão
 
4º – Golden Retriever
 
5º – Doberman
 
6º – Pastor de Shetland
 
7º – Labrador
 
8º – Papillon
 
9º – Rottweiler
 
10º – Australian Cattle Dog
 
11º – Welsh Corgi Pembroke
 
12º – Schnauzer Miniatura
 
13º – Springer Spaniel Inglês
 
14º – Pastor Belga Tervuren
 
15º – Pastor Belga Groenland, Schipperke
 
16º – Collie, Keeshond
 
17º – Pointer Alemão de Pêlo Curto
 
18º – Cocker Spaniel Inglês, Flat-Coated Retriever, Schnauzer Standard
 
19º – Brittany
 
20º – Cocker Spaniel Americano
 
21º – Weimaraner
 
22º – Pastor Belga Malinois, Bernese Mountain Dog
 
23º – Spitz Alemão
 
24º – Irish Water Spaniel
 
25º – Viszla
 
26º – Welsh Corgi Cardigan
 
27º – Yorkshire Terrier, Chesapeake Bay Retriever, Puli
 
28º – Schnauzer Gigante
 
29º – Airedale Terrier, Bouvier de Flandres
 
30º – Border Terrier, Briard
 
31º – Welsh Springer Spaniel
 
32º – Manchester Terrier
 
33º – Samoieda
 
34º – Field Spaniel, Terra Nova, Terrier Australiano, American Staffordshire Terrier, Setten Gordon, Bearded Collie
 
35º – Setter Irlandês, Cairn Terrier, Kerry Blue Terrier
 
36º – Norwegian Elkhound
 
37º – Pinscher Miniatura, Affenpinscher, Silky Terrier, Setter Inglês, Pharaoh Hound, Clumber Spaniel
 
38º – Norwich Terrier
 
39º – Dálmata
 
40º – Soft-Coated Wheaten Terrier, Bedlington Terrier, Fox Terrier Pêlo Liso
 
41º – Curly-Coated Retriever, Irish Wolfhound
 
42º – Kuvasz, Pastor Australiano
 
43º – Pointer, Saluki, Finnish Spitz
 
44º – Cavalier King Charles Spaniel, Pointer Alemão de Pêlo Duro, Black & Tan Coonhound, American Water Spaniel
 
45º – Husky Siberiano, Bichon Frisé, English Toy Spaniel
 
46º – Tibetan Spaniel, English Foxhound, Otterhound, American Foxhound, Greyhound, Wirehaired Pointing Griffon
 
47º – West Higland White Terrier, Deerhound Escocês
 
48º – Boxer, Dogue Alemão
 
49º – Dachshund, Staffordshire Bull Terrier
 
50º – Malamute do Alasca
 
51º – Whippet, Shar Pei, Fox Terrier Pêlo Duro
 
52º – Rhodesian Ridgeback
 
53º – Ibizan Hound, Welsh Terrier, Irish Terrier
 
54º – Boston Terrier, Akita
 
55º – Skye Terrier
 
56º – Norfolk Terrier, Sealyham Terrier
 
57º – Pug
 
58º – Buldogue Francês
 
59º – Griffon de Bruxelas, Maltês
 
60º – Greyhound Italiano
 
61º – Cão de Crista Chinês
 
62º – Dandie Dinmont Terrier, Pequeno Basset Grifo da Vendéia, Terrier Tibetano, Japanese Chin, Lakeland Terrier
 
63º – Old English Sheepdog
 
64º – Cão dos Pirineus
 
65º – São Bernardo, Scottish Terrier
 
66º – Bull Terrier
 
67º – Chihuahua
 
68º – Lhasa Apso
 
69º – Bullmastiff
 
70º – Shih Tzu
 
71º – Basset Hound
 
72º - Mastino Napoletano, Beagle
 
73º – Pequinês
 
74º – Bloodhound
 
75º – Borzoi
 
76º – Chow Chow
 
77º – Buldogue Inglês
 
78º – Basenji
 
79º – Afghan Hound

Fonte: Tudo Sobre Cachorros | Ranking de inteligência canina http://tudosobrecachorros.com.br/2010/10/inteligencia-dos-caes.html#ixzz3xRZv4swG 
Follow us: tudosobrecachorros on Facebook

bottom of page